segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Muay Thai em Macau, O professor de vinhos

Muay Thai quer conquistar mais adeptos
com Jogos em Recinto Coberto

Lutar contra o esquecimento

Mais do que subir ao pódio com as medalhas ao peito, o grande objectivo da selecção de Muay Thai de Macau é conquistar o apoio da população através de boas exibições. Em causa está a sobrevivência da modalidade, cuja popularidade tem vindo a decair nos últimos anos. Para cumprir este plano à risca nos 2.os Jogos Asiáticos em Recinto Coberto (JARC) que se avizinham, os homens do boxe tailandês da RAEM estabeleceram um programa intensivo de treinos.
Mais do que uma luta, este desporto é considerado uma arte marcial na Tailândia. O que chama mais a atenção são os chutos e socos devastadores, sendo a disciplina que melhor uso faz dos cotovelos e joelhos.
Actualmente, o Muay Thai divide-se nas variantes amador e profissional. A profissionalização da modalidade foi estabelecida para promover a utilização de equipamentos protectores pelos lutadores. Mesmo assim, estes atletas sobem ao ringue apenas de calções e luvas.
Dentro de três semanas, nos JARC, os residentes poderão assistir a nove combates divididos pelas diferentes categorias de peso. Cada selecção só pode, contudo, participar em cinco destes eventos. O objectivo é evitar que as equipas mais fortes, como o Irão, a Tailândia ou o Cazaquistão, coloquem as outras formações a um canto da competição.
É a única forma de dar espaço às selecções mais fracas para sonhar com as medalhas, defendeu ao Tai Chung Pou o director da Associação de Muay Thai de Macau e treinador principal da equipa local, Siu Kuok Veng. “Embora sejam considerados amadores, muitos atletas são, na verdade, semiprofissionais. Pelo contrário, os lutadores de Macau são verdadeiros amadores e só treinam quando têm tempo livre. A diferença é bastante significativa quando se está dentro do ringue”, explicou.
Os cinco membros da formação da RAEM que se vão bater nos JARC foram seleccionados a partir de uma série de combates organizados entre o Verão de 2006 e o mês de Abril deste ano. Após a convocação, os pugilistas locais passaram a cumprir um programa de treinos nas tardes de segunda a sexta-feira, ao longo de quatro meses consecutivos. Desde Agosto, o quinteto de lutadores começou a treinar sete dias por semana. Além disso, o atleta de nacionalidade tailandesa que integra a formação preferiu terminar a preparação na sua terra natal.

Os JARC são encarados pela associação como uma lufada de ar fresco para o boxe tailandês. O evento desportivo pode cativar mais adeptos e afastar a imagem de que esta arte marcial é apenas uma modalidade violenta.
Outra parte da equipa viajou até Zhuhai. Do outro lado da fronteira, dois lutadores locais tiveram oportunidade de se juntar à selecção chinesa e realizar treinos durante dias inteiros, tal e qual como verdadeiros profissionais. Já dois estudantes que também vão defender as cores da bandeira da RAEM não tiveram autorização dos professores para sair da região.
Ng Kuok Kun é um dos pugilistas que falhou o programa de Zhuhai. A escola apenas lhe concedeu 10 dias de férias especiais para poder participar nos JARC, por isso o jovem de 17 anos de idade só pode treinar depois das aulas.
Na cidade da província de Guangdong, os atletas acordavam às 5 da manhã para realizarem corrida. Após o pequeno-almoço, atacavam os sacos de boxe e entravam em lutas simuladas. O dia ficava completo com duas sessões de Muay Thai, depois do almoço e do jantar.
Para o técnico responsável pela equipa, este programa até pode não ter contribuído para a elevação do nível de luta dos homens de Macau, mas pelo menos garantiu um maior controlo sobre os lutadores. “No território, eles podem voltar para casa após os treinos, mas o que é que fazem depois? Quem é que tem a certeza que no dia seguinte vão estar novamente presentes no ginásio?”, questionou.
Siu Kuok Veng frisou que, em combate, os elementos psicológicos valem mais do que a técnica. “A equipa pode não obedecer às nossas ordens e continuar a fazer vida nocturna e a beber com os amigos. Não há nada que nos garanta o que é que eles fazem fora do ringue”, acrescentou.
A Associação de Muay Thai local organizou ainda encontros com pugilistas da China, Japão e Tailândia para que os atletas da RAEM aprendessem a lidar com vários estilos e técnicas de luta. Apesar de, nos primeiros JARC, em 2005, a selecção local ter alcançado bons resultados, regressando de Banguecoque com uma medalha de ouro e duas de prata, este ano as esperanças do treinador estão apenas centradas no bronze, dois exemplares, de preferência. Na altura, a disciplina estava ainda integrada nos desportos de demonstração.
O boxe tailandês está a atravessar um grande desafio – falta de recursos humanos. “Na mesma altura em que um jovem está a atingir um certo nível, encontra um emprego num casino e deixa de ter tempo para treinar”, lamentou Siu.
Nos anos 1990, existia mais de uma dúzia de ginásios de Muay Thai abertos no território. No entanto, apenas um conseguiu sobreviver. O treinador local acredita que a principal razão para a decadência da modalidade seja a falta de fundos, aliada à ausência de vitórias nas grandes competições.
Os JARC são, contudo, encarados pela associação como uma lufada de ar fresco para o boxe tailandês. O evento desportivo organizado na RAEM pode cativar mais adeptos e afastar a imagem de que esta arte marcial é apenas uma modalidade violenta. “O Muay Thai é um desporto e essa é a mensagem mais importante que deve ser transmitida”.
Kahon Chan com Alexandra Lages
Fotografia: António Falcão/ bloomland.cn



Hugo Bandeira, docente de F&B
no Instituto de Formação Turística

Retrato de um professor feliz

A tarefa não é fácil, tendo em consideração a cultura dominante local, mas os resultados deixam-no muito entusiasmado e com vontade de continuar. Hugo Bandeira é um homem que visivelmente se entrega aos desafios que a vida lhe foi trazendo, mais ou menos por acaso, e capaz de transformar as obrigações profissionais em paixões.
Nascido em Macau, Hugo Bandeira, docente do Instituto de Formação Turística (IFT), foi criado em Portugal, na terra onde estão as grandes caves do vinho mais famoso do país. “Voltei para cá com quinze anos, posso dizer que passei metade da vida num lado, metade no outro”, contabiliza. “Esta segunda parte, passada aqui em Macau, está a correr-me muito bem. Apaixonei-me por esta terra e por cá fiquei”, diz, de uma assentada só.
Pertencente à primeira “fornada” de alunos do IFT, o agora professor do estabelecimento de ensino descobriu em Macau o interesse pela hotelaria. “O meu irmão está ligado ao turismo e tenho primos que estavam ligados à hotelaria”, contextualiza. “Começou a fascinar-me, não só a área em si mas o facto de começar por baixo para poder chegar ao topo e ter o conhecimento completo da estrutura de um hotel”.
A hotelaria é um ramo profissional que funciona como uma escada. “Há certos empregos em que se chega a chefe e não se sabe o que se passa noutros níveis da empresa. Na hotelaria tal não é assim: começa-se por baixo e vai-se subindo, só com muito treino é que se chega ao topo”, afirma Bandeira.
De regresso aos tempos do liceu, o professor conta que ainda esteve para frequentar a Escola de Hotelaria do Porto, por ser, na altura, uma das melhores da Europa e por conhecer bem a cidade. Deu-se o caso de, entretanto, o Instituto de Formação Turística abrir as portas. “Acabei por apostar ficar cá porque achei que os melhores hotéis estavam todos na Ásia. Não via grande lógica em ir para Portugal quando tinha a oportunidade de estar aqui”. A atalho de foice e dando um salto no tempo, Hugo Bandeira conclui ser “feliz com a escolha e feliz com a profissão”.
Professor de vinhos no IFT, não estava nos seus planos iniciais trabalhar na área de alimentação e bebidas, que na linguagem profissional assume a designação de F&B, iniciais do inglês “food and beverage”. “Achava que era um trabalho chato e complicado. Sempre tive a ideia de seguir a secção de quartos. Quando acabei o curso, assim foi”.
Há mais de dez anos, este ramo que Hugo Bandeira escolheu não apresentava grandes compensações económicas. Prestes a casar e com responsabilidades acrescidas, decidiu aceitar uma vaga que apareceu aparecido na sua antiga escola. “Vim trabalhar no departamento de alimentação e bebidas, na altura não havia a hipótese de dar aulas. Apaixonei-me por F&B, comecei a interessar-me por vinhos e hoje em dia é essa a minha especialidade”, resume. A saída de um docente para Portugal, há uns anos, deu-lhe a oportunidade de passar para as salas de aulas e ensinar aos jovens alunos do IFT o bê-á-bá da arte do vinho.

Uma das grandes satisfações que tenho é pegar numa turma de 20 ou 30 alunos e chegar ao fim do ano com duas mãos cheias de estudantes interessados por vinho, quando no princípio do ano nem sequer bebiam

“Não é fácil, nesta parte do mundo”, começa por dizer, quando questionado sobre as aulas. “A cultura sobre vinho que os alunos têm é pobre, porque estão habituados a viver chá, quando há álcool envolvido é a aguardente de arroz, muito forte”. Os estudantes são quase todos de Macau e da China, pelo que “não têm o contacto com vinho que se tem em Portugal, onde há muito vinho à volta da gastronomia”. Assim sendo, quando chegam ao IFT, com 17 e 18 anos, “a primeira vez que provam vinho é um choque e é mesmo uma luta convencê-los a apreciar”.
Não se julgue, no entanto, que é uma luta inglória, bem antes pelo contrário. É nesta partilha cultural que está o desafio. “Uma das grandes satisfações que tenho é pegar numa turma de 20 ou 30 alunos e chegar ao fim do ano com duas mãos cheias de estudantes interessados por vinho, quando no princípio do ano nem sequer bebiam. Já querem experimentar, fazer perguntas e frequentar outros cursos”, refere.
Bandeira tem a mesma sensação com outro tipo de alunos, não os do bacharelato, mas os profissionais de hotelaria que frequentam as acções organizadas pelo Instituto de Formação Turística. As dificuldades no início são as mesmas, “não têm cultura vínica”, mas as transformações conseguidas são gratificantes. “Tenho uma grande satisfação em ir a hotéis, ser servido por um desses meus ex-alunos e ele recomendar-me um vinho”.
Até se ter capacidade para sugerir um bom néctar dos deuses, vai um longo caminho, que começa com os ensinamentos básicos. “O primeiro contacto passa por saber provar e aprender o que se deve procurar nos vinhos”. O professor explica tudo, a começar pela noção de que vinhos há muitos, do branco ao tinto, passando pelo espumante e pelo vinho de sobremesa. “É essa a primeira mensagem que se tem que passar. Vinho não é só vinho, tem muito que saber”.
Depois chega a fase mais complicada, a de saber reconhecer diferenças entre cinco vinhos tintos na mesa. “Há quem goste mais de um, outros preferem um diferente, mas ninguém está errado, porque o gosto é subjectivo”, atesta Hugo Bandeira. Nas primeiras aulas incluem-se também noções sobre a produção vinícola. “São sempre para tentar fazer com que os alunos percebam o que é o vinho e como é feito”, e isto porque “há muitos estudantes que não sabem que vem das uvas”. Tratando-se de um produto com o qual não estão familiarizados, “chamam vinho a tudo, do uísque à vodka, alguns pensam que o vinho vem das maçãs”.
O docente conta já ter acontecido dizer que um vinho cheira a manga e a primeira reacção dos alunos ser perguntar se a fruta é adicionada ao vinho. “Por tudo isto é que me sinto satisfeito com o interesse que adquirem e os resultados que conseguem alcançar”.
Com o crescimento verificado nos últimos tempos ao nível da hotelaria, saber de vinhos é um valor acrescentado para quem trabalha num hotel ou restaurante de Macau de padrões internacionais. Prova disso, aponta Hugo Bandeira, é a explosão que se está a verificar no mercado. “Durante imenso anos tivemos meia dúzia de empresários que importavam vinhos portugueses, um ou outro mandava vir vinhos de outros locais, mas era um negócio muito estagnado, sem grande movimento”, analisa. “Hoje em dia, são imensas companhias de importação e exportação a fazer negócio em Macau. Há muito interesse das grandes empresas importadoras de Hong Kong, que estão a abrir sucursais aqui”.
É a consequência directa da entrada de grandes unidades hoteleiras no território. “Estes casinos trouxeram um nível de exigência maior, porque querem ter listas com vinhos bons e variedades que não existiam em Macau”. Para acompanhar esta alteração verificada, são necessários recursos humanos à altura. No IFT, assegura o docente, está a ser desenvolvido “um grande programa de vinhos”, sendo que existe interesse em, no futuro, “termos um curso que seja só sobre vinhos”. Fora do Instituto de Formação Turística, assiste-se à abertura de programas por entidades privadas.
Já esta semana, o IFT dá início a um novo curso de vinho leccionado através do “Wine and Spirit Education Trust” de Londres, uma instituição reconhecida internacionalmente. “Foi engraçado porque abrimos inscrições há já algum tempo, para encomendarmos o material de estudo, e não tivemos grande resposta”, conta Bandeira. “De repente, de um momento, para o outro, o curso encheu”.
A instituição está a pensar organizar mais programas educativos do género para fazer frente à procura e, no próximo ano, vai lançar mais um nível, permitindo a continuação dos estudos a quem já aprendeu as noções básicas.
“Assiste-se a uma grande evolução, começámos com um nível básico, demos 3 ou 4 cursos, cada turma tinha cerca de 20 pessoas. Agora, muitas dessas pessoas já se estão a inscrever no segundo nível e, no futuro, de certeza que se vão inscrever no terceiro”, diz o responsável pela disciplina. “Neste momento é uma mais-valia ter formação especificamente nesta área, não só pela quantidade e qualidade dos vinhos, mas também pela procura dos grandes casinos e hotéis”.
Considerando as características do mercado de produção de vinhos, Hugo Bandeira não deixa em paz as listas de vinhos que vai encontrando, analisando-as cuidadosamente, e todos os dias viaja na rede global à procura de novidades. Testar novos vinhos é também um hábito do quotidiano e não há prova em Macau em que não participe. “Uma vez por ano vou a Singapura, onde há uma grande feira. Sempre que há provas de vinhos lá está o Hugo”, diz, com entusiasmo, o homem que tropeçou em F&B para se apaixonar pela docência e não voltar a pensar na secção de quartos.
Isabel Castro
Fotografia: António Falcão/ bloomland.cn

Sem comentários: